Melhora a expectativa de contratar no comércio, mostra indicador
Publicado em : 30/08/2017
O comércio responde à lenta melhora da economia com os primeiros sinais de uma possível recuperação do emprego no segundo semestre.
Pesquisa da Federação do Comércio de São Paulo mostra que o segmento espera contratar funcionários nos próximos meses, segundo o indicador de expectativa de contratação de trabalhadores.
O índice cresceu 1,2% em agosto relação a julho, passando para 114,1 pontos. Na comparação com 2016, o crescimento foi de 20,8%.
A melhora da expectativa de contratação influenciou de modo positivo a trajetória do Índice de Expansão do Comércio (IEC). O indicador subiu 0,7% para 93,7 pontos em agosto -a segunda expansão mensal consecutiva no ano.
Na comparação com o mesmo mês de 2016, houve expressiva elevação, de 20,3%. Mesmo em alta, o IEC abaixo de 100 pontos sinaliza que a disposição do comércio de investir ainda é reduzida no momento. O indicador do nível de investimento caiu 0,1% em agosto para 73,3 pontos.
Crescimento
Conforme pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 28, pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) as vendas do varejo paulista cresceram 0,8% em junho, na comparação com o mesmo período de 2016. Esse é o primeiro crescimento registrado pelo levantamento na comparação interanual em 30 meses.
Fonte: Folha.com e Estadão.com